top of page
Redação

Syngenta: estratégia inovadora contra a consolidação do mercado de insumos

A multinacional suíça Syngenta, controlada pelo grupo chinês ChemChina, lançou três novas ferramentas em pouco mais de duas semanas no Brasil: a plataforma comercial digital Synap, a fintech Syde e durante a Agrishow, a ferramenta de agricultura digital Cropwise. Essas novas iniciativas revelam uma estratégia "fora da caixa" do setor, sobretudo no âmbito comercial, que busca consolidar uma espécie de voo solo.

A Syngenta opera de forma completa, sem precisar de plataformas adicionais. A estratégia dos novos grupos de distribuição está mais focada na geração de valor para os investidores no curto prazo, enquanto a Syngenta busca a perenidade dos negócios do produtor e da própria marca. A empresa mantém relacionamentos estratégicos com segmentos como o de cooperativas, que hoje representam papel fundamental na distribuição de insumos a seus associados.

A Syngenta vem se organizando desde 2019 para se posicionar frente a um mercado em franco processo de consolidação. Novos grupos como Lavoro e Agrogalaxy têm feito aquisições de redes de revendas e ganhado musculatura em um setor que, anualmente, fatura mais de R$ 110 bilhões.

A dinâmica de consolidação do mercado pode sobrepor interesses financeiros a questões de interesse agronômico, produtivo e de sustentabilidade no setor. A Syngenta busca garantir que suas inovações fiquem próximas do agricultor, no curto, médio e longo prazos.

A conexão desses e outros movimentos da Syngenta revela uma evolução natural do conceito de formação de rede que tem sido construído nos últimos anos. Por meio de uma nova plataforma comercial digital, as operações de todas as marcas ficam integradas em um só ambiente, permitindo maiores interação e oferta de produtos e serviços, inclusive financeiros.

A Syde, definida como "um hub de soluções financeiras", centraliza ofertas próprias e de parceiros estratégicos para o financiamento das operações dos produtores clientes da marca. A empresa levantou mais de R$ 6 bilhões em operações estruturadas, com dois novos FIDCs.

A conexão entre Synap e Syde é uma consequência natural. Transações realizadas na plataforma comercial podem ser financiadas por parceiros através da Syde. A ferramenta de agricultura digital Cropwise pode oferecer recomendações agronômicas que resultem em aquisição de produtos, que eventualmente serão feitos via Synap, com crédito viabilizado na Syde.

Assim, a Syngenta passa a ter um olhar mais amplo sobre o mercado como um todo – e cada produtor em particular. A estratégia pode trazer benefícios a todos. "Quando delegamos a terceiros, pode haver outro tipo de interesse", diz Juan Pablo Llobet, diretor regional da empresa na América Latina e Head para o Brasil. "Temos responsabilidade técnica e de sustentabilidade com o produtor rural. E responsabilidade não pode e não deve ser delegada".

 

Fonte: texto com informações do AgFeed

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page