top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • TikTok
  • Spotify

Expocafé 2023 impulsiona R$500 milhões de negócios

Expocafé 2023, uma renomada feira comercial de café, encerrou de forma positiva. Realizada no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) em Três Pontas, o evento atraiu cerca de 15.000 visitantes ao longo de três dias.



Os participantes tiveram a oportunidade de explorar uma ampla gama de máquinas e insumos agrícolas, conhecer as mais recentes tecnologias para a produção de café, participar de degustações e engajar-se em discussões sobre tópicos relevantes na indústria cafeeira.

Segundo Clenderson Gonçalves, coordenador-geral do evento, as expectativas foram alcançadas. Embora o balanço final ainda esteja sendo apurado, estimativas preliminares indicam que a feira gerou perspectivas de negócios e acordos firmados no valor de aproximadamente R$500 milhões.

Vários expositores expressaram satisfação com sua participação. Matheus Ruzon, coordenador de marketing da Pinhalense, destacou o sucesso de sua linha compacta de máquinas voltada para pequenos e médios produtores de café. Adalindio Pontes, gerente regional da TDI Máquinas, enfatizou a retenção de clientes existentes e o interesse demonstrado por potenciais novos clientes. Guilherme Ferreira, supervisor comercial da Heringer, comemorou o resultado positivo da feira para seus negócios, apresentando novas tecnologias de fertilizantes.

A feira também contou com a presença de bancos renomados que ofereceram linhas de crédito especiais. O Bradesco, que participou pela primeira vez, recebeu um grande número de clientes e expressou otimismo em relação a acordos futuros. O banco Santander registrou transações comerciais acima do esperado e se destacou ao alinhar suas operações com a projeção de redução das taxas de juros. O Sicoob Copersul celebrou o sucesso da feira e promoveu uma conta exclusiva sem tarifas para produtoras de café, buscando incentivar a participação das mulheres no setor.

Um aspecto significativo do evento foi o Expocafé Mulheres, que se concentrou no fortalecimento da liderança feminina na cafeicultura. As discussões abordaram a equidade na indústria, considerando que apenas 13% das propriedades de café são gerenciadas por mulheres. O evento proporcionou uma oportunidade para que as mulheres compartilhassem experiências, discutissem estratégias relacionadas a marketing, rotulagem, legislação e diferenciação de marcas. Outro destaque foi a utilização de resíduos de café na produção de cosméticos, óleos e biomateriais, em um esforço conjunto da EPAMIG e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Pesquisadores e professores apresentaram o progresso de seu projeto, enfatizando o potencial de coprodutos de alto valor a partir dos resíduos do processamento de café. O desenvolvimento de cosméticos sustentáveis e naturais utilizando esses resíduos atendeu à crescente demanda por produtos ecologic

amente corretos. O projeto incluiu a criação de produtos como xampu sólido, kits labiais (esfoliante, hidratante e batom) e desodorante em bastão. Os pesquisadores também exploraram a produção de óleo de café, um produto de alto valor com várias aplicações, incluindo a indústria farmacêutica.

A Expocafé 2023 proporcionou uma experiência enriquecedora para os profissionais da indústria cafeeira, facilitando oportunidades de negócios, promovendo a igualdade de gênero e fomentando a inovação no aproveitamento dos resíduos de café.

 

Fonte: EPAMIG

Comments


PARA RECEBER INFORMAÇÕES DO AGRO - ASSINE!

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
  • Spotify

© 2025 por Agro é Negócio®.

bottom of page